Temos o privilégio de presenciar um novo marco na timeline do Marketing, talvez um dos mais disruptivos. Segundo Philip Kotler, no livro “Marketing 5.0”, o futuro do marketing está no uso efetivo da tecnologia para criar experiências personalizadas e relevantes aos consumidores. Ele explora como a transformação digital influencia as necessidades e desejos dos consumidores, permitindo que as empresas entreguem produtos e serviços cada vez mais personalizados.
As mesmas forças que estão revolucionando o Marketing, estão, também, transformando o segmento Health. Existem importantes pontos de convergência entre o Marketing 5.0 e as transformações que estão ocorrendo na Saúde.
A Tecnologia, o Marketing 5.0 e o Mercado de Saúde
Neste mesmo livro, Kotler evidencia como as novas tecnologias estão criando experiências personalizadas e relevantes para os consumidores. Dentre essas “novas tecnologias”, estão: IoT (Internet das Coisas), Inteligência Artificial, Machine Learning, Deep Learning, Chatbot, Big Data, etc.
Se você é um profissional da área de saúde, provavelmente, tem presenciado o crescimento exponencial do uso desses termos que, até pouco tempo, pareciam pertencer apenas ao roteiro de um filme de Steven Spielberg. Certo? Caso não tenha percebido, experimente acessar os portais de notícias Medicina S/A e Saúde Business. Com certeza, você verá esses termos diversas vezes e em inúmeras matérias, artigos e entrevistas.
O importante, aqui, é perceber que as mesmas tecnologias que estão transformando o Marketing, estão presentes e revolucionando também o mercado Health. Esses movimentos simultâneos proporcionam e, de certa forma, exigem uma maior sinergia Marketing/Saúde.
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O livro Marketing 5.0 enfatiza, ainda, a importância de abordar os valores humanos e a responsabilidade social das empresas. Kotler argumenta que, à medida que a tecnologia avança, os consumidores estão buscando marcas que demonstrem um propósito genuíno e que tenham um impacto positivo na sociedade. Por isso, ele destaca a importância de construir relacionamentos duradouros com os clientes, levando em consideração a ética e a sustentabilidade.
Percebeu quantos pontos de convergência entre Maketing 5.0 e Saúde o parágrafo anterior nos apresenta? Para facilitar, listamos aqui para você:
1 – Quais instituições poderiam melhor representar a importância de abordar valores humanos do que as empresas de saúde?
2 – Instituições de Saúde possuem, naturalmente, um propósito genuíno e um impacto positivo na sociedade. É necessário evidenciar que as novas tecnologias serão utilizadas para potencializar essa característica já existente no segmento;
3 – Construir relacionamentos duradouros com os pacientes é fundamental, especialmente levando em conta os 5Ps da medicina moderna – preditiva, preventiva, proativa, personalizada e parceira;
4 – No Marketing 5.0 “a tecnologia é utilizada para criar experiências personalizadas e relevantes aos consumidores”. Uma convergência fantástica com a Medicina Personalizada. Afinal, o que seria mais personalizado do que um serviço que leva em consideração a genética de cada pessoa? Consequentemente, isso torna-se relevante por oferecer uma solução mais precisa e assertiva;
5 – Levar em consideração a ética é algo intrínseco aos profissionais da saúde;
6 – A sustentabilidade do ecossistema da saúde é algo cada dia mais discutido no meio. Trabalhar de maneira conjunta, entendendo que todos os envolvidos são responsáveis, já é um consenso entre os players.
Como vemos, existem características que fazem parte do segmento da Saúde há décadas, mas são novidades para o Marketing; algumas são novas para a Saúde, mas nem tanto para o Marketing; outras, ainda, são novidades para ambos.
O Marketing é uma disciplina em constante evolução no segmento da saúde, tornando-se cada vez mais relevante. Neste momento crucial, é essencial que ele se torne uma estratégia primordial, capaz de gerar valor e impactar positivamente os resultados das instituições.
O desafio reside em identificar os pontos de convergência entre o Marketing e a área da saúde, criando uma conexão sólida que potencialize o melhor de ambos. É aqui que profissionais e empresas especializadas em Marketing para o segmento da saúde desempenham um papel fundamental.
Ao unir estratégias de marketing, tecnologia avançada e um compromisso renovado com os valores humanos, esses especialistas se tornam uma ponte poderosa para estabelecer conexões significativas com os clientes e impulsionar o sucesso dos negócios no setor da saúde.
Para as instituições de saúde, aproveitar plenamente os recursos e contribuições desses especialistas tornou-se imprescindível. Eles oferecem a expertise necessária para transformar desafios em oportunidades, alcançando resultados notáveis e melhorando o cuidado oferecido aos pacientes.
Nossa equipe na Salus Health Marketing possui ampla experiência e conhecimento no ecossistema de saúde.
Bônus
Falamos bastante sobre a atual fase do Marketing (5.0). Se você ficou curioso para conhecer as fases anteriores, também descritas por Philip Kotler, fizemos um breve resumo sobre cada uma delas. Confira:
- Marketing 1.0 – se concentrava nas características dos produtos
O marketing 1.0 era centrado no produto e nas suas características físicas. Associada à era industrial, a produção em massa era o foco e as empresas se concentravam na fabricação e venda de produtos físicos, buscando atender às necessidades básicas dos consumidores.
- Marketing 2.0 – se concentrava nos benefícios para o cliente
Surgiu com o desenvolvimento da era do consumidor, que se intensificou nas décadas de 1960 e 1970. Nessa fase, as empresas começaram a adotar uma abordagem mais orientada ao consumidor, considerando seus desejos e necessidades em suas estratégias de marketing.
- Marketing 3.0 – se concentrava nos valores e propósitos compartilhados entre as empresas e os consumidores
Ganhou destaque nas últimas décadas do século XX e início do século XXI. As empresas passaram a se preocupar mais com a identidade de marca, os valores e as emoções dos consumidores, buscando estabelecer um vínculo emocional mais profundo e abraçar causas sociais.
Livro – 2010 | Marketing 3.0 – As forças que estão definindo o novo Marketing centrado no Ser Humano.
- Marketing 4.0 – concentra na conectividade digital e nas estratégias de marketing em um mundo cada vez mais digitalizado
Está mais relacionado à era digital, que se intensificou a partir das últimas duas décadas. Com o avanço da internet, das mídias sociais e das tecnologias digitais, as empresas passaram a utilizar estratégias baseadas em dados, personalização e interação em tempo real para se conectar com os consumidores de forma mais eficaz.
Livro – 2017 | Marketing 4.0 – Do Tradicional ao Digital.
(Resumocast: https://www.youtube.com/watch?v=1gB21PG5oEo)